20/03/2020

CORONAVÍRUS: TELMA COBRA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE

A denúncia de falta de insumos básicos para a proteção dos funcionários das policlínicas em tempos de combate ao coronavírus foi encaminhada para a vereadora Telma de Souza. Segundo as informações, faltam itens como álcool em gel, máscaras N95, óculos de proteção e luvas para todos os servidores que atuam nas unidades. De forma imediata, Telma já cobrou explicações e providências da Secretaria de Saúde de Santos.

“Os funcionários da Saúde estão na linha de frente, numa verdadeira guerra que o Brasil e o Mundo estão enfrentando para controlar a pandemia de Coronavírus. A falta dos equipamentos coloca essas pessoas em risco e compromete toda a estratégia de combate à doença”, denuncia a ex-prefeita.

Segundo as informações passadas para a vereadora, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos, há outro problema grave: faltam orientações sobre o papel da Atenção Básica no combate à doença. “É impensável a porta de entrada do sistema de Saúde não estar totalmente integrada às estratégias de prevenção ao coronavírus. Algo está muito errado”.

Dentistas – Outra medida importante que até agora não foi tomada é a suspensão imediata de todo atendimento odontológico nas Policlínicas e a liberação para quarentena dos profissionais da Odontologia, diminuindo o fluxo de pessoas nos equipamentos de Sáude, como indicam os especialistas. A suspensão se justifica por causa do potencial de transmissão do COVID-19 nesse tipo de procedimento. Já o atendimento odontológico emergencial deve ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como está previsto no contrato de gestão dos equipamentos.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais