21/05/2021

COVID-19: TELMA DEFENDE IMUNIZAÇÃO PARA TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Imunizar os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contra a transmissão do novo coronavírus é uma preocupação da vereadora Telma de Souza. A parlamentar já apresentou dois requerimentos solicitando ao Executivo a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais. 

O primeiro requerimento foi apresentado no dia 6 de abril, questionando o motivo de a Portaria 08/2021, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde, em 31 de março, incluir no grupo prioritário para vacinação os assistentes sociais e não contemplar os demais trabalhadores e trabalhadoras do SUAS.

Passados quase dois meses e sem respostas, a ex-prefeita de Santos recebeu o Manifesto do Fórum Regional dos/as Trabalhadores/as do SUAS da Baixada Santista, informando que sequer os assistentes sociais foram imunizados. 

Os profissionais da Assistência Social atuam em equipamentos públicos como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Núcleos de Integração e Assistência Social (Nias), República de Idosos, Abrigos Institucionais, Casas de Passagem, Centro Pop, Abordagem Social à População em Situação de Rua, entre outros.

“A categoria está na linha de frente, desde o início da pandemia de Covid-19, com a missão de atender a população mais vulnerável e todos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS devem ser considerados prioritários”, afirma Telma.

O Manifesto apresentado pela categoria traz números expressivos sobre o atendimento em Assistência Social no Município:

- Cerca de 1.000 profissionais (servidores públicos e entidades conveniadas) atuam ligados à rede municipal;

- 53.521 famílias estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e são atendidas pelos 1.000 trabalhadores;

- 23.814 pessoas vivem em situação de extrema pobreza em Santos; 

- Cerca de 700 pessoas estão na lista de espera do CadÚnico.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais