13/06/2019

DIA DE JOSÉ BONIFÁCIO: TELMA COBRA CAPITAL EM SANTOS

A Lei Estadual 15.049/2013 institui o Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil. Entre as ações previstas, há a transferência simbólica, no dia 13 de junho de cada ano, data de nascimento de José Bonifácio, da sede do Governo do Estado de São Paulo para Santos. Autora da legislação enquanto deputada estadual, a vereadora Telma de Souza cobra a transferência da Capital paulista para o Município, que deveria ser realizada nesta quinta-feira (13). 

José Bonifácio nasceu em Santos, em 13 de junho de 1763, e tem destaque na História do País por ter exercido seu protagonismo no processo de Independência do Brasil. Para a ex-prefeita de Santos, “descumprir a lei é uma ofensa à memória do Patriarca e à população de Santos. Ano passado houve a transferência simbólica da Capital para Santos, inclusive com atos administrativos”, ressalta. 

Em seu terceiro mandato como deputada federal, na Câmara dos Deputados, Telma foi autora de outra propositura alusiva ao Patriarca da Independência. A Lei Federal 11.135/2005 incluiu José Bonifácio no livro oficial “Heróis da Pátria”, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia.

José Bonifácio é considerado um dos maiores brasileiros da História, sendo reverenciado em diversos países. Há bustos em sua homenagem nos Estados Unidos, Portugal, Cuba, França e Uruguai.

Leia também

PADRE JÚLIO LANCELLOTTI DEBATE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA, EM SANTOS

Ver mais

TELMA COBRA MELHORIA NO AGENDAMENTO DE CONSULTAS. PREFEITURA PROMETE MUDANÇAS EM SETEMBRO

Ver mais

EMOÇÃO E RESISTÊNCIA MARCAM HOMENAGEM AO TORTO MPBAR

Ver mais