03/04/2019

PROJETO DA TELMA GARANTE TESTE DO CORAÇÃOZINHO EM RECÉM-NASCIDOS

A propositura defende a realização da Oximetria de Pulso em até 24 horas

 

Salvar a vida dos bebês é o objetivo do Teste do Coraçãozinho, nome mais conhecido do exame de Oximetria de Pulso. O Projeto de Lei 112/2018, de autoria da vereadora Telma de Souza, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santos, obriga que a rede de Saúde disponibilize a realização do Teste do Coraçãozinho em todos os recém-nascidos da Cidade em suas primeiras 24 horas de vida.

A propositura está em tramitação no Legislativo Municipal e estabelece que o exame seja realizado gratuitamente em maternidades e demais estabelecimentos hospitalares, sejam públicos ou privados.

O Teste do Coraçãozinho é feito com um aparelho chamado oxímetro, medindo a saturação do neném, a partir da identificação dos níveis de oxigênio no sangue. O exame não é invasivo, possui custo baixo, já que exige somente a utilização do aparelho e de um profissional de Enfermagem, e é indolor. A oximetria não dura mais que cinco minutos.

Temos acompanhado muitos casos de bebês que sofrem de cardiopatia congênita e, infelizmente, vão a óbito porque não receberam o tratamento adequado pela falta de diagnóstico precoce. Com a Oximetria de Pulso é possível identificar a saturação do recém-nascido e, se for o caso, já fazer os encaminhamentos devidos. O Teste do Coraçãozinho pode salvar vidas. É disso que se trata!”, ressalta Telma.

A propositura determina que o exame seja efetivado nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes mesmo da alta hospitalar. O oxímetro deve ser colocado, primeiramente, na mão direita e depois em dos pés do recém-nascido, para que sejam verificados os níveis de oxigênio. Se a saturação estiver abaixo de 95%, a criança não poderá receber alta e ficará em observação. Dessa forma, serão realizados exames prescritos pelo médico para diagnosticar se há ou não cardiopatia congênita grave.

Leia também

PRESIDENTE DA CDH DA CÂMARA DE SANTOS EXIGE PROVIDÊNCIAS DA PREFEITURA SOBRE DECLARAÇÕES RACISTAS DE SECRETÁRIO

Ver mais

TELMA DEFENDE PRESENÇA DE PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS NAS ESCOLAS

Ver mais

MATERNIDADE DO HOSPITAL DOS ESTIVADORES RESTRINGE ATENDIMENTO

Ver mais