15/05/2021

PROJETO INCENTIVA CINEMA DE RUA E PODE AFASTAR RISCO DE FECHAMENTO DO ROXY

Afastar o risco de fechamento do último cinema de rua de Santos e reconhecer a sua importância para a cultura da Cidade são objetivos do Projeto de Lei apresentado pela vereadora Telma de Souza, na Câmara Municipal. A propositura prevê a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os cinemas de rua, que, em troca, deverão apresentar contrapartidas socioculturais.

“O Cine Roxy é um ícone da resistência cultural na Cidade. O risco de fechamento por causa da crise que atingiu o setor devido à pandemia mobilizou toda a sociedade em sua defesa. Até uma vaquinha virtual foi realizada. Os recursos levantados afastaram o risco temporariamente, mas é preciso garantir sua permanência. O Poder Público pode e deve agir para preservar a sua história”, explica Telma.

A vereadora argumenta que o funcionamento das salas de rua tem reflexo em todo o seu entorno. “Não por acaso, o bairro do Gonzaga era conhecido como a Ceilândia e passou por um período de decadência com o fechamento dos cines Iporanga e Indaiá. A sua recuperação teve início justamente a partir da revitalização do Roxy”, recorda. 

Em 2003, o Cine Roxy foi todo modernizado e a antiga sala com 1.400 lugares se transformou no moderno complexo de cinco salas, considerado o primeiro multiplex de rua do País.

Depois de 87 anos de funcionamento, o Roxy vive o seu momento mais difícil e corre o risco de fechar. A pandemia atingiu todos os setores e foi ainda mais incisiva sob o de artes e espetáculos. As salas ficaram fechadas por sete meses e, mesmo com a reabertura, o movimento é muito pequeno.

“Muitas contrapartidas previstas na lei já são realizadas pelo Roxy, como a distribuição de ingressos, a cessão de espaços e o fomento à produção cinematográfica regional. Mas é necessário institucionalizá-la e estabelecer compensações do Poder Público. Esse é um modelo de legislação adotado em outras cidades, como São Paulo e Niterói”, pontua a parlamentar.

Telma também justifica que a lei não tem praticamente nenhum impacto financeiro para o Município e pode, inclusive, significar o início de um processo de incentivo para que outros cinemas e teatros de rua possam se instalar na Cidade.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais