26/02/2018

RESISTÊNCIA PORTUÁRIA: AUDIÊNCIA DISCUTE FUTURO DO PORTUS

 

Portuários, sindicalistas, trabalhadores de diversas categorias e representantes do Poder Público farão um ato em defesa do Portus, nesta quarta-feira (28/02), às 19 horas, na Escola 28 de Fevereiro, no Saboó. A discussão do futuro do fundo de pensão dos portuários - ameaçado de insolvência e com previsão de desconto dos seus beneficiários -, acontecerá na mesma data em que é lembrado o Dia da Resistência Portuária, em comemoração à vitória da categoria e do povo de Santos contra a demissão de 5.372 portuários. Além das discussões, haverá um ato ecumênico e uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santos, em celebração aos 27 anos da reintegração dos trabalhadores.

A partir de abril próximo, o Portus começará a cortar parte dos benefícios de aposentados, viúvas e pensionistas, além de aumentar a contribuição dos funcionários da ativa. O reajuste aumentará a contribuição de aposentados ao Fundo, de 10" do rendimento para 28,77", de pensionistas de 6" para 24,77", e dos participantes da ativa, de 9" para 27,75". A medida deverá atingir aproximadamente 5 mil famílias da Baixada Santista, impactando na vida dos beneficiários e dependentes e na economia de Santos e da Região, pela redução da circulação de dinheiro no comércio local.

O ato em defesa do Portus ocorrerá durante audiência pública promovida pelos mandatos dos vereadores Telma de Souza e Francisco Nogueira, do Partido dos Trabalhadores, para lembrar os 27 anos da reintegração dos portuários demitidos pelo governo Collor, em 1991. Naquela ocasião, Santos mostrou sua força para todo o Brasil, quando a população, o governo municipal que tinha Telma como prefeita, e o comércio não se omitiram ou se acovardaram diante da afronta federal, fechando a Cidade e obrigando o Governo Federal a readmitir os 5.372 trabalhadores.

SERVIÇO: A Escola 28 de Fevereiro fica na Rua Flamínio Levy, 1051, junto à Praça Santa Paulina, no Saboó.
 
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
VEREADORA TELMA DE SOUZA
imprensatelma@telmadesouza.com.br
www.telmadesouza.com.br
(13) 3219-1890

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais