26/05/2020

TELMA COBRA ALTERNATIVA PARA O 'DRIVE THRU' E TESTES DE COVID-19 PARA PACIENTES SEM AUTOMÓVEIS

A vereadora Telma de Souza propôs à Prefeitura de Santos a democratização da aplicação de testes para diagnosticar a infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde fez algumas edições de testes em massa pelo sistema drive thru no estacionamento do Mendes Convention Center e em frente à Policlínica do Rádio Clube. Por entender que a forma exclui quem não tem automóveis, Telma defende a necessidade de a Prefeitura elaborar uma forma mais democrática de realizar o atendimento.

A possibilidade de identificar locais para realizar a ação em pacientes sem carros foi apontada pela vereadora. Ela também cobrou mais atenção na triagem e questionou os critérios utilizados. “A iniciativa é válida, mas é totalmente excludente. Precisa ser ampliada para quem não tem carro ou não pode utilizar o veículo de algum familiar ou amigo. Precisamos acompanhar, com muito rigor, a forma como este procedimento tem sido feito”, avalia a parlamentar. 

A ex-prefeita de Santos, que preside a Comissão de Saúde na Câmara Municipal, relata que a Prefeitura divulgou a aquisição de 20 mil testes. Nas edições feitas por drive thru, foram aplicados em 6.174 pessoas. Destes, 150 tiveram resultado positivo. Como seriam realizados somente em pessoas que apresentassem sintomas, a parlamentar estranhou a quantidade de testes aplicados e questionou quais foram os critérios adotados.



FOTO: Isabela Ferrari/PMS

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais