25/02/2021

TELMA COBRA ATENÇÃO PARA ÁREAS DE RISCO NOS MORROS

A parlamentar solicita que as ações da Defesa Civil sejam intensificadas

Com o período de chuvas intensas durante o verão, moradores dos morros estão preocupados com a possibilidade de deslizamentos, como aqueles ocorridos no ano passado, que resultaram em centenas de pessoas desabrigadas e oito mortes. Diante do panorama, a vereadora Telma de Souza cobrou atenção especial às áreas de risco nos morros, apresentando requerimentos sobre casos no Morro José Menino e Morro da Nova Cintra na sessão de terça-feira (23).

Telma defende que as ações da Defesa Civil sejam intensificadas em toda região dos morros e levou ao Plenário demandas trazidas por munícipes. Moradores da Rua Doze, no Morro da Nova Cintra, denunciam que uma pedra de grande porte pode ser localizada em uma das encostas. De acordo com uma das famílias, sua residência está situada em terreno regularizado, com planta e escritura, mas teve foi interditada no ano passado e nenhuma providência foi tomada.

A parlamentar pontua ao Executivo da região receber interdições imediatas, como a retirada da pedra, a necessidade da construção de muros de contenção e avaliação das áreas por parte da Defesa Civil.

Outro caso apontado pela ex-prefeita de Santos é na Rua Seis, no Morro José Menino. Os moradores denunciam o excesso de lixo na região da mata e um poste, que já sofreu curto-circuito em agosto do ano passado e até hoje não foi substituído. 

“A Defesa Civil precisa averiguar essas demandas e identificar o que pode ser feito, antes que fatalidades aconteçam. Sabemos que muitas intervenções foram feitas ao longo de um ano, mas ainda há muito a ser feito. Enquanto houver uma vida humana em risco, o Poder Público não pode baixar a guarda no que diz respeito às medidas preventivas nos morros”, afirma Telma.

Falta d’água
O desabastecimento de água também é algo recorrente nos morros santistas. Na terça-feira (23), Telma questionou a Sabesp sobre a falta d’água durante vários dias em trechos do Morro da Nova Cintra e Morro Santa Maria. Desde o ano passado, a ex-prefeita de Santos vem alertado sobre o problema, principalmente pelo fato de a higienização das mãos ser uma das principais medidas de enfrentamento à transmissão do novo coronavírus

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais