20/01/2021

TELMA COBRA INFORMAÇÕES SOBRE LEITOS DE UTI PARA ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

Em agosto do ano passado, a vereadora questionou o fechamento de vagas. Aumento de casos pode levar à lotação do sistema.

Preocupada com a elevação do número de casos e mortes por Covid-19 em Santos, a vereadora Telma de Souza encaminhou, nesta terça-feira (19), ofício à Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIS). Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Telma questiona o Executivo sobre o plano de enfrentamento à nova onda da doença. 

Em agosto do ano passado, quando tomou conhecimento da desativação de vagas de UTI que haviam sido abertas por causa da pandemia, a presidente da Comissão de Saúde apresentou requerimento solicitando ao Executivo a manutenção dos leitos. 

A resposta do Executivo veio somente em dezembro, informando que não foi verificado déficit de vagas. A Secretaria de Saúde também informou que a Cidade possuía 141 leitos de UTI (Adulto, Pediátrico e Neonatal) para atendimento SUS e que as redes municipal e estadual disponibilizaram mais 142 leitos específicos para atendimento de casos de Covid-19.  

A Prefeitura informou ainda que a ampliação das vagas foi contratualizada para o período de enfrentamento à pandemia e que houve a necessidade de habilitação específica de UTI Adulto para Covid-19. Porém, sobre a manutenção das vagas em Santos, o Executivo respondeu que analisa a possibilidade de manter alguns leitos, sem mencionar números. Também informa que habilitou alguns leitos e solicitou a prorrogação de habilitação de alguns equipamentos, já que os leitos não foram renovados pelo Ministério da Saúde.

“Falta transparência nas informações. De fato, quantos leitos foram desativados e mantidos? Alertei que a doença ainda não havia sido controlada e propus que os leitos atendessem o histórico de déficit de leitos de UTI em Santos e Região. Os especialistas alertam que a crise vista em Manaus, onde o aumento de casos provocou mortes por falta de socorro, poderá se espalhar para outras localidades”, pontua a ex-prefeita de Santos.

Leia também

PL: TELMA DEFENDE AUTONOMIA DE SANTOS PARA COMPRA DE VACINAS

Ver mais

TELMA PROPÕE HOMENAGEM PELOS 120 ANOS DO BUTANTAN

Ver mais

TELMA COBRA ATENÇÃO PARA ÁREAS DE RISCO NOS MORROS

Ver mais