06/08/2019

TELMA COBRA MANUTENÇÃO DAS ESCADARIAS DO MONTE SERRAT

Buracos, riscos de acidentes, falta de limpeza e reparos nas escadarias. Esta tem sido a realidade vivenciada pelos moradores do Morro Monte Serrat ao longo de todo ano. A situação se torna ainda mais grave porque falta um mês para a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat – Padroeira da Cidade, quando o morro recebe milhares de devotos no dia 8 de setembro. Preocupada com esta situação, a vereadora Telma de Souza apresentou o Requerimento 4357/2019, na sessão de segunda-feira (5), cobrando a Prefeitura sobre a necessidade de realizar manutenção urgente nas escadarias. 

Tradicionalmente, a Festa da Padroeira de Santos é precedida pela novena realizada na Catedral. No dia 8 de setembro, feriado municipal dedicado à Nossa Senhora do Monte Serrat, a imagem da Padroeira é levada da Catedral para a missa campal celebrada na Praça José Bonifácio. A imagem é conduzida em procissão pelas ruas do Centro até a Praça Mauá, em frente ao Palácio José Bonifácio. A romaria parte para a Praça Corrêa de Melo, onde fica o Colégio Barnabé, e sobe as escadarias do Monte Serrat até o topo, chegando ao Santuário que leva o nome da Padroeira da Cidade. O grande volume de pessoas e a situação precária das escadarias preocupa a parlamentar.

As solicitações do requerimento de Telma visam preservar a integridade física de moradores e visitantes, manter a tradição religiosa e cultural da Cidade e, também, o viés socioeconômico da festividade, já que comerciantes do Monte Serrat aguardam por esta data durante todo o ano para gerarem renda extra. Apesar de ser um ponto turístico e cultural, é exclusivamente no dia 8 de setembro que o Monte Serrat tem sua maior movimentação de visitantes.

Se a manutenção adequada não ocorrer durante este período, a procissão corre o risco de ser prejudicada ou não acontecer, por falta de segurança estrutural no acesso ao Santuário. Não é isso que queremos. O péssimo estado das escadarias já afeta a saúde e segurança dos moradores, que sofrem com isso diariamente. A Prefeitura precisa realizar estes serviços de manutenção de forma urgente”, relata a ex-prefeita.

Um dia após a apresentação do requerimento, Telma fez uma visita de cortesia ao bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa. A vereadora relatou ao bispo sobre a apresentação do requerimento e colocou seu mandato à disposição das atividades realizadas pela Diocese de Santos.

 

 

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais