02/09/2019

TELMA COBRA MELHORIA NO AGENDAMENTO DE CONSULTAS. PREFEITURA PROMETE MUDANÇAS EM SETEMBRO

A Prefeitura de Santos disponibiliza a linha telefônica gratuita 0800-100836 para agendamentos de consultas no Ambulatório de Especialidades Médicas de Santos (Ambesp). No entanto, o serviço só atende ligações de telefones fixos. O usuário que tenta marcar a consulta ligando do seu telefone celular não obtém êxito. Após reiteradas reclamações, a vereadora Telma de Souza recebeu a informação da Secretaria de Saúde de que o problema será solucionado a partir de setembro com mudanças no sistema de atendimento telefônico

Telma afirma que essa melhoria é bem-vinda, mas não resolve as graves falhas no sistema de agendamento de consultas. “A demora para agendamento nas consultas é cada vez maior. Existem casos, como neurologistas, cuja demora passa de um ano”, indigna-se a vereadora.

Presidente da Comissão Parlamentar de Higiene e Saúde, Telma recorda que o agendamento telefônico de consultas na Prefeitura de Santos começou há 30 anos, na Administração Democrática Popular (1989-1992), quando foi chefe do Executivo. “É importante inovar no atendimento, como fizemos naquela época. Mas não adianta atendimento moderno, se o cidadão não consegue fazer a sua consulta. Faz quase dois anos que apresentei uma série de propostas para ampliar a oferta de médicos especialistas que, infelizmente, até agora, não foi atendida”.

Absenteísmo 
Recentemente, Telma aprovou um requerimento em que sugere ações ativas da Secretaria de Saúde para evitar o absenteísmo, que é a falta no dia da consulta, causado pela própria demora no agendamento e que contribui para o aumento das filas: “os pacientes podem ser contatados por telefone, SMS ou WhatsApp lembrando a data da consulta, como já acontece em muitos consultórios e serviços particulares. Trata-se de mais uma ação para reduzir a fila”, pontua a ex-prefeita.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais