10/07/2020

TELMA COBRA PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE

A vereadora Telma de Souza cobrou da Prefeitura de Santos o pagamento da Gratificação de Incentivo por Desempenho (GID) das agentes comunitárias de Saúde. A categoria atua na rede municipal há mais de 15 anos e foi incorporada ao serviço público em 2017, a partir de pleitos da parlamentar na Câmara Municipal. Nesta quinta-feira (09), Telma apresentou requerimento sobre o tema cobrando as secretarias municipais de Saúde e Gestão. O benefício chegou a ser anunciado pela Administração em 2018, mas nunca foi pago.

 

“Uma das grandes conquistas do nosso mandato foi assegurar o direito das agentes comunitárias de Saúde. Travamos uma luta em benefício da categoria e conquistamos o apoio de outros parlamentares. Com a vitória das trabalhadoras, além da permanência e estabilidade nos postos de trabalho, conquistamos a continuidade do serviço de Saúde da Família essencial para toda a população”, relata Telma.

 

A ex-prefeita também questionou o cumprimento do piso salarial nacional que não vem sendo cumprida. “A lei federa 13.708/2018 criou um escalonamento anual para o piso em todo o País, que não vem sendo adotado em Santos, o que traz ganhos menores aos ACSs do Município”.

 

Telma ressalta a importância dessas funcionárias para a qualidade do serviço público de Saúde, inclusive no enfrentamento à COVID-19: “O trabalho que elas fazem, casa a casa, preventivo, sempre foi essencial. E agora se tornou mais importante, porque estão na linha de frente da pandemia. É mais do que necessário que a Administração Municipal tenha este reconhecimento pela categoria”, avalia a vereadora.


Foto: PMS

Leia também

COVID-19: TELMA PEDE PLANO SANITÁRIO PARA CRUZEIROS

Ver mais

TELMA SOLICITA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS SEM EXIGÊNCIA DE ATESTADO MÉDICO EM SANTOS

Ver mais

“SANTOS PRECISA SE COMPROMETER COM VACINAÇÃO DE CRIANÇAS SEM EXIGÊNCIA DE ATESTADO MÉDICO"

Ver mais