08/01/2020

TELMA COBRA PLANO DE AÇÃO PARA UTI PEDIÁTRICA DO GUILHERME ÁLVARO

Assim como em 2011, quando conseguiu impedir o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), então como deputada estadual, a vereadora Telma de Souza acionou a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a Prefeitura de Santos para viabilizarem uma ação emergencial que vise à manutenção dos atendimentos na Unidade. A direção do Hospital anunciou o fechamento da UTI pelos próximos três meses.

 

Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Telma acionou, nesta quarta-feira (8), a Comissão de Saúde da Alesp, por meio do deputado estadual Caio França, membro titular do colegiado, para que cobre do Governo do Estado uma garantia dos atendimentos. Além disso, a ex-prefeita de Santos cobra um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde para que o atendimento às crianças seja garantido.

 

“Novamente, crianças que dependem de cuidados intensivos estão em risco maior por falta de gestão do Governo do Estado. É urgente a elaboração de um plano que garanta a continuidade dos atendimentos, por parte do Governo do Estado, afinal o HGA é referência para todo o Litoral, e da Prefeitura, para assegurar serviços às crianças de Santos", defende a vereadora.

 

A parlamentar foi alertada por funcionários do HGA de que o objetivo do Governo Estadual é esvaziar os serviços do complexo hospitalar para, depois, entregá-lo para a administração de Organizações Sociais (OSs), entidades conhecidas pelo mau desempenho e pouca transparência dos gastos.

 

Em 2011, quando era deputada estadual, Telma enfrentou uma outra ameaça de fechamento da UTI Pediátrica do Guilherme Álvaro. Após o Estado anunciar a interrupção dos atendimentos, ela reuniu os membros da Comissão de Saúde da Alesp e promoveu uma inspeção técnica para averiguar denúncias no local, após a morte de uma menina de dois anos por falta de atendimento adequado. Com a mobilização, o plano de fechamento foi abortado temporariamente.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais