08/01/2020

TELMA COBRA PLANO DE AÇÃO PARA UTI PEDIÁTRICA DO GUILHERME ÁLVARO

Assim como em 2011, quando conseguiu impedir o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), então como deputada estadual, a vereadora Telma de Souza acionou a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a Prefeitura de Santos para viabilizarem uma ação emergencial que vise à manutenção dos atendimentos na Unidade. A direção do Hospital anunciou o fechamento da UTI pelos próximos três meses.

 

Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Telma acionou, nesta quarta-feira (8), a Comissão de Saúde da Alesp, por meio do deputado estadual Caio França, membro titular do colegiado, para que cobre do Governo do Estado uma garantia dos atendimentos. Além disso, a ex-prefeita de Santos cobra um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde para que o atendimento às crianças seja garantido.

 

“Novamente, crianças que dependem de cuidados intensivos estão em risco maior por falta de gestão do Governo do Estado. É urgente a elaboração de um plano que garanta a continuidade dos atendimentos, por parte do Governo do Estado, afinal o HGA é referência para todo o Litoral, e da Prefeitura, para assegurar serviços às crianças de Santos", defende a vereadora.

 

A parlamentar foi alertada por funcionários do HGA de que o objetivo do Governo Estadual é esvaziar os serviços do complexo hospitalar para, depois, entregá-lo para a administração de Organizações Sociais (OSs), entidades conhecidas pelo mau desempenho e pouca transparência dos gastos.

 

Em 2011, quando era deputada estadual, Telma enfrentou uma outra ameaça de fechamento da UTI Pediátrica do Guilherme Álvaro. Após o Estado anunciar a interrupção dos atendimentos, ela reuniu os membros da Comissão de Saúde da Alesp e promoveu uma inspeção técnica para averiguar denúncias no local, após a morte de uma menina de dois anos por falta de atendimento adequado. Com a mobilização, o plano de fechamento foi abortado temporariamente.

Leia também

TELMA QUESTIONA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS

Ver mais

TELMA COBRA PLANO DE AÇÃO PARA UTI PEDIÁTRICA DO GUILHERME ÁLVARO

Ver mais

ORÇAMENTO 2020: EMENDAS DA TELMA CONTEMPLAM 63 PROJETOS NA SAÚDE, CULTURA, ESPORTE E CIDADANIA

Ver mais