16/01/2021

TELMA DEFENDE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS APÓS VACINA

A ex-prefeita sugere o alinhamento do ano letivo com o Plano de Imunização; vacinação de professores e cobra o pagamento de parcelas do cartão Bolsa Alimentação

Preocupada com os números alarmantes da pandemia de Covid-19, a vereadora Telma de Souza propôs à Prefeitura de Santos o adiamento da volta às aulas presenciais da rede municipal, previsto para o dia 1º de fevereiro. Em ofício encaminhado na tarde de sexta-feira (15) ao prefeito Rogério Santos e à secretária de Educação, Cristina Barletta, a parlamentar aponta a necessidade de o retorno presencial acompanhar o cronograma estadual de vacinação.

Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Telma lamenta que o Governo Federal não tenha o Plano Nacional de Imunização. Porém, como o Governo Estadual anunciou o início da aplicação das vacinas para 25 de janeiro, a vereadora aponta que é mais seguro as aulas voltarem depois que parte da população estiver imunizada.

Telma acredita que será necessário aguardar mais algumas semanas para que os trabalhadores da Saúde e os idosos já estejam imunizados. No documento enviado ao Executivo, a parlamentar defende que professores e funcionários das escolas sejam priorizados na campanha de vacinação. 

“Somente em Santos temos mais de 31 mil casos e quase mil mortes por Covid-19. Com os alunos nas escolas, vai ocorrer o aumento da circulação do vírus e ampliação da transmissão. Se já esperamos até agora, é possível aguardar um pouco mais, dando retaguarda aos estudantes e suas famílias para a manutenção do ensino remoto enquanto for necessário”, afirma a ex-prefeita.

Medidas
Telma pontuou no ofício a necessidade de adoção de algumas medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus com o início de um novo ano letivo. Para a presidente da Comissão de Saúde, o início das aulas presenciais deve caminhar junto com o Plano de Imunização do Estado de São Paulo, garantindo a vacinação dos profissionais de Saúde e do grupo de risco.

Priorizar a imunização dos professores e trabalhadores da Educação antes da volta às aulas também é uma das medidas propostas pela vereadora. A retomada das cestas básicas para as famílias de estudantes carentes, seguida do pagamento das parcelas atrasadas e atuais do Cartão Bolsa Alimentação, instituído pela Lei Municipal 3.681/2020, para garantir a alimentação das crianças e adolescentes, são outros apontamentos feitos pela parlamentar.
A necessidade de reforço no apoio aos alunos e professores para a retomada das aulas remotas, para suprir a falta de equipamentos e sinal gratuito de internet, e a criação de uma mesa permanente de diálogo entre a Secretaria de Educação, pais e professores concluem as propostas apresentadas pela vereadora.

“Nesse momento, devemos ter como prioridade a manutenção da vida, a segurança de alunos, familiares, professores e funcionários”, finaliza Telma.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais