14/12/2021

TELMA DESTINA R$ 140 MIL PARA MELHORAR O ATENDIMENTO NA SAÚDE MENTAL

A vereadora Telma de Souza destinou R$ 140 mil de suas emendas parlamentares para o Programa de Saúde Mental de Santos. Os recursos serão utilizados para compra de equipamentos para melhorar a integração dos atendimentos realizados nos Caps com os demais serviços de Saúde. 

“Estou muito preocupada com o verdadeiro desmonte de um serviço que era referência de qualidade. Faltam medicamentos, profissionais e as unidades estão em péssimo estado. Os recurso que estamos disponibilizando permitirão melhorar a gestão e o atendimento aos pacientes. Mas é preciso mais compromisso da Administração com a Saúde Mental”, explica a parlamentar.

Na Câmara, Telma tem criticado a precariedade na infraestrutura dos equipamentos públicos, a defasagem nas equipes multiprofissionais, a falta de medicamentos e ausência de investimentos substanciais na Política de Saúde Mental santista. Por conta disso, instalou uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) contra a terceirização e o desmonte do Programa. “Santos precisa retomar seu protagonismo e sinalizar que é possível impedir o desmonte, contando com a força dos servidores públicos, tão essenciais na criação de vínculos com os usuários e no compromisso com o atendimento humanizado”, ressalta a ex-prefeita de Santos.

Os recursos destinados pela vereadora fazem parte do Orçamento de 2020 e foram originados no remanejamento de verbas de projetos cancelados ou não realizados durante o ano. 

Histórico – Por conta do pioneirismo na Luta Antimaciomial durante a gestão de Telma na Prefeitura (entre 1989 e 1992), Santos se tornou referência para todo o País, com reconhecimento na Organização Panamericana de Saúde (OPAs) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais