18/10/2022

TELMA: PREFEITURA TEM CONDIÇÕES DE MELHORAR PROPOSTA APRESENTADA AOS SERVIDORES

A vereadora e ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, afirma que a Prefeitura de Santos tem condições de melhorar a proposta apresentada aos servidores na segunda rodada da negociação salarial com a categoria e pede a reabertura do diálogo. “É possível dar um reajuste melhor. Há um considerável aumento de arrecadação e a folha de pagamento consome atualmente 41% dos recursos, ou seja, existe folga para melhorar a proposta.”

Durante visita a Câmara para a entrega do projeto orçamentário para 2023, o prefeito Rogério Santos deu por encerrada as negociações com a proposta de um abono de R$ 1000 para os servidores da ativa. A proposta não contempla funcionários aposentados e impõe uma série de condicionantes ao servidor para obtenção do benefício, como não ter tido falta ou licença médica durante o ano. 

A negociação para um complemento no reajuste salarial de 10,06% concedido em março estava sendo feita com base numa emenda aprovada pela bancada de Oposição na Câmara e incluída na Lei Complementar 1.156/2022, que definiu o reajuste. 

“O índice aprovado no primeiro semestre era insuficiente para cobrir as perdas e a falta de reajuste especialmente durante os anos da pandemia. Foi por isso que aprovamos a nossa emenda, que estendeu a continuidade da negociação salarial para setembro justamente para avaliar o comportamento da arrecadação do Município”, explica a parlamentar

Telma defende que o abono seja garantido também aos aposentados e reafirma a importância do reajuste: “É importante sensibilizar ainda mais o governo municipal para ir além do abono de R$ 1 mil e ampliar o alcance para todos os ativos e inativos. Abono não é satisfatório, nem pro servidor nem pra Administração: não recupera as perdas acumuladas e não contribui para a sustentabilidade do sistema de aposentadoria municipal e da CAPEP”.

Propostas apresentadas pela Telma para a Adminsitração Municipal:
• Retomada do diálogo com a categoria
• Reajuste no salário - Abono não é salário.
• Abono estendido aos aposentados - o benefício tem de contemplar todos os servidores
• Melhoria da proposta de reajuste no auxílio-alimentação e na cesta básica - a proposta de 20% nesses itens já foi rejeitado pela categoria

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais