15/05/2020

TELMA PROPÕE DISQUE COVID-19 E TRIAGEM DOMICILIAR 

Central telefônica poderá encaminhar o pré-atendimento domiciliar 

Para evitar a exposição desnecessária das pessoas à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), a vereadora Telma de Souza propõe a criação de um serviço de atendimento telefônico para casos suspeitos da doença. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Telma defende que a triagem e o pré-atendimento domiciliar podem proteger as pessoas saudáveis de serem infectadas pelo vírus nos hospitais e demais unidades de Saúde. Iniciativa semelhante já foi implantada com sucesso em outros locais e países, como Portugal.

Com um número telefônico específico para o serviço, apessoa que sentir os sintomas, de forma moderada, poderá telefonar, informar sua condição e receber a equipe de Saúde da Família em seu domicílio. Enfermeiros ou agentes de Saúde fariam visitas à residência do munícipe, com medidor de temperatura de testa e oxímetro, para o atendimento preliminar. Caso o paciente apresente febre ou algum tipo de alteração, passa a ser monitorado e recebe nova visita no dia seguinte. Se o aumento da temperatura persistir, o munícipe é encaminhado para a realização do teste no hospital. 

A ex-prefeita de Santos aponta que medidas como estas podem ser determinantes no enfrentamento à pandemia. Para a presidente da Comissão de Saúde, a ação preventiva reduzirá aglomerações nos hospitais.“É necessário otimizar a forma de atendimento e enfrentar o coronavírus deforma eficiente, com ampliação dos cuidados. O atendimento telefônico permitirá a realização da triagem na casa das pessoas. Assim, evitamos que elas se dirijam aos hospitais sem necessidade. É uma iniciativa que teve êxito em Portugal e pode funcionar em Santos, preservando quem está saudável e também os infectados, já que evita a superlotação dos hospitais e prioriza quem está em tratamento”, avalia Telma.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais