18/10/2017

TELMA RECEBE MAIS DE 30 PROJETOS PARA EMENDAS PARLAMENTARES

Mais de 30 projetos foram apresentados, por entidades e cidadãos, para o recebimento de emendas parlamentares da vereadora Telma de Souza no próximo ano. As propostas foram apresentadas nesta terça-feira (17/10), durante a audiência pública "Emendas Participativas da Vereadora Telma". A iniciativa da ex-prefeita busca garantir a participação da população na escolha das emendas, proporcionando maior transparência, controle social e direcionamento dos recursos para os serviços de maior necessidade no Município.

A maior parte dos projetos apresentados é direcionada para a área da Cultura. Também foram feitos pedidos de recursos para Saúde, Esportes e Cidadania. Serão avaliados os projetos apresentados previamente ao gabinete da vereadora e os que foram apresentados durante a audiência pública.

"Os recursos que os vereadores podem destinar por meio de emendas são públicos e, portanto, é um direito do cidadão escolher aonde ele quer que sejam aplicados. O orçamento participativo é o modelo mais democrático, pois garante maior transparência, controle da destinação e atendimento das prioridades apresentadas pela população", avalia Telma.

Para a decisão sobre os projetos, Telma vai considerar, em primeiro lugar, o interesse popular, ou seja, se ele é importante e atende as necessidades de uma comunidade, um bairro e, até, eventualmente, de toda a cidade. Na sequência, serão considerados a regularidade documental e cadastral da entidade, como, por exemplo, CNPJ ativo e estatuto registrado. Por fim, será avaliado se é exequível, isto é, se é possível de ser executado com os recursos públicos, dentro do ano-exercício de 2018.

Todos os vereadores de Santos têm direito à apresentação de emendas parlamentares ao Orçamento do ano seguinte. Para 2018, cada parlamentar poderá indicar projetos, ações e políticas para receber até R$ 694 mil. Deste valor, 50" são obrigatórios para iniciativas voltadas à Saúde.

Telma é pioneira na adoção do sistema de participação popular em Santos. Como prefeita, proporcionou a criação do Orçamento Participativo na cidade, possibilitando aos moradores de cada bairro apontar a necessidade de investimento e de ampliação de recursos para custeio dos serviços, por meio de audiências públicas em cada região. Além disso, nos seus mandatos parlamentares, como deputada federal e estadual e vereadora, Telma realizou audiências para que entidades apresentassem projetos para recebimento de recursos públicos, bem como para que os cidadãos reivindicassem mais verbas para determinado serviço prestado pelo Poder Executivo.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais