22/02/2013

TELMA SE JUNTA A TRABALHADORES EM PARALISAÇÃO NA PORTA DA CODESP

A deputada estadual Telma de Souza (PT) se uniu a cerca de 100 trabalhadores portuários em paralisação defronte ao portão 23 da Codesp, na manhã de hoje (22/02), em Santos. Ao lado do presidente do Sindicato dos Operários Portuários de Santos (Sintraport), Robson de Lima Apolinário, e do vice-presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), João de Andrade, Telma defendeu a mobilização dos trabalhadores para negociar pontos estratégicos da Medida Provisória (MP) 595, novo marco regulatório dos portos do País.
 
“A mobilização é a nossa maior arma. Enquanto estivermos unidos, seremos fortes”, disse Telma. Junto aos sindicalistas, ela falou aos presentes sobre as providências que já tomou nas negociações envolvendo Governo Federal e representantes dos portuários, como a audiência conseguida com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na semana passada.

“O texto da MP 595 não retira nenhum direito do trabalhador. Porém, nós sabemos que no decorrer do processo, isso pode acabar ocorrendo, consequentemente. Não é essa a vontade do governo nem da presidenta Dilma, a quem já enviei uma carta explicando os impactos da MP no nosso porto. Por isso, confio na negociação e no diálogo”, frisou a deputada.

Telma reconheceu as boas intenções do Governo Federal. “Estimular a concorrência nos portos é algo bom para a nossa economia nesses tempos de crise, mas é preciso resguardar totalmente o trabalhador, a espinha dorsal do nosso porto, tão importante para o País”, afirmou ela, que defendeu, ainda, a manutenção da natureza deliberativa dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs), que reúnem representantes de trabalhadores, poder público e operadores nos portos de todo o Brasil.

Greve
Depois de sete horas de paralisação, iniciada logo nas primeiras horas da manhã de hoje (22/02), portuários de todo o País descruzaram os braços por volta das 13 horas e voltaram ao trabalho. Isso porque o ministro Leônidas Cristino, em reunião com sindicalistas, realizada em Brasília, concordou em suspender licitações dos portos até o dia 15 de março, período em que serão negociadas alterações na MP 595. Até lá, não haverá novas paralisações nos portos.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais