25/03/2022

TELMA VAI RECORRER À JUSTIÇA ELEITORAL CONTRA A DESESTATIZAÇÃO NO PORTO

A vereadora Telma de Souza (PT) afirma que a desestatização (privatização) da Santos Port Authority (antiga Codesp) em ano eleitoral é ilegal. 

Segundo ela, a Justiça Eleitoral será acionada no momento adequado para barrar o processo. “Privatização em ano eleitoral é ilegal”, disse Telma. 

Recorrer à Justiça Eleitoral será apenas um dos caminhos para barrar o retrocesso que é a “desestatização”, avaliou Telma, que participou de reunião com trabalhadores do setor no Sindaport, na noite da última terça-feira (23). 

Telma enumerou diversos desequilíbrios que a chamada desestatização vai trazer à Cidade de Santos e à economia regional. Entre eles, problemas nos repasses para o Portus, que é o fundo de previdência da companhia, e a supressão do cais público, o que é prejudicial a empregabilidade dos trabalhadores avulsos. 

“Tudo está interligado, com a precarização do trabalho e da empregabilidade, teremos reflexos em todos os setores da nossa economia”, afirmou Telma. 

O secretário-geral do Sindaport, Valdir Pfeifer, afirmou que os funcionários mais antigos da ex-Codesp devem ser os mais prejudicados no processo de “desestatização”. “Mas esses cortes devem atingir a todos. Se hoje são 1 mil funcionários, certamente numa empresa privatizada serão bem menos”, disse. 

Além dos trabalhadores, Telma ressaltou que o setor empresarial do Porto também deve ser impactado com aumento de tarifas e ambiente concorrencial desequilibrado, entre outras ameaças.  

Os portuários rechaçaram a “desestatização” durante o encontro e reclamaram da falta de discussão do projeto do governo Bolsonaro junto às categorias afetadas por um processo econômico dessa amplitude.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais