
Atendendo a um pedido da deputada estadual Telma de Souza (PT), o Governo Federal enviará a Santos representações militares para a cerimônia de comemoração de 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência, nesta quinta-feira (13), a partir das 10 horas, no Centro de Santos. Além da vinda do ministro da Defesa, Celso Amorim, estão previstas apresentações dos Dragões da Independência, de aviões de caça da Força Aérea Brasileira, que sobrevoarão a cidade, e da Banda de Fuzileiros Navais.
Autora da Lei Federal 11.315/2005, que tornou José Bonifácio Herói da Pátria, e do projeto de lei estadual 612/2005, que cria o “Programa Memória de José Bonifácio”, já aprovado pela Assembleia Legislativa Paulista, Telma fez o pedido para o deslocamento das forças diretamente ao ministro Celso Amorim, também santista, em abril último. A confirmação foi feita a Telma nesta terça-feira, conforme o ofício nº 6418, do Ministério da Defesa.
As apresentações vão ocorrer em frente ao Pantheon dos Andradas, parte do ato cívico programado para as 10 horas. Inicialmente, haverá o desfile dos Dragões da Independência, com participação da Banda de Fuzileiros Navais. Durante o ato, os caças da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoarão a cidade, marcando os 250 anos de nascimento do Patriarca.
“José Bonifácio é um herói vivo. O Patriarca foi um homem de pensamentos muito avançados e seus ideais permanecem extremamente atuais. Ao enviar sua representação para Santos, o Governo Federal dá uma profunda demonstração de respeito ao nosso ilustre santista”, afirma Telma, ex-prefeita de Santos e bonifacista.
