
A Diretoria do Instituto Telma de Souza (ITS) entregou a Carta Aberta do Seminário Regional Políticas Públicas para a População em Situação de Rua - Diagnóstico, Experiências e Garantia de Direitos ao prefeito Rogério Santos, no último dia 11 de setembro, em reunião no Palácio José Bonifácio (Paço Municipal de Santos). A presidente de honra do ITS, a ex-prefeita Telma de Souza, levou o documento ao chefe do Executivo santista para sensibilizar o poder público a adotar políticas públicas de acolhimento humanizado ao segmento.
A Carta Aberta é resultado das propostas retiradas do Seminário Regional realizado pelo Instituto Telma de Souza no final do primeiro semestre. O evento contou com a participação do Padre Júlio Lancellotti, referência internacional na luta pela população em situação de rua, da ativista Eliane Dias, Grupo Div3rso/Unifesp, Movimento Nacional de População em Situação de Rua, Instituto Adesaf, Associação Donnas da Rua e de mais de 500 pessoas da sociedade civil e poder público.
Telma de Souza estava acompanhada do presidente do ITS, Fernando Alberto Júnior, o vice-presidente Sérgio Freudenthal Pardal e representantes do Instituto, Maria do Rosário Correa de Salles Gomes, Wilson Barreto, Eneida Koury, Dafner Matias e Nicoly Mendes. O documento entregue ao chefe do Executivo também será encaminhado a todas as câmaras municipais e prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Compromisso do Prefeito
O prefeito Rogério Santos recebeu a Carta Aberta de Telma de Souza e da Diretoria do Instituto e se colocou à disposição do ITS para analisar o documento e viabilizar as propostas “Podemos fazer um movimento a partir de Santos porque este tema é muito importante e precisamos avançar. Devemos trabalhar de uma forma que envolva toda a sociedade e não somente o poder público. Acredito que o Instituto tem a força e me coloco à disposição para fazer parceria”, afirmou o chefe do Executivo.
Para Telma de Souza, o objetivo do encontro foi alcançado, mas é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. “Fomos recebidos pelo prefeito Rogério Santos e saímos com o compromisso de que a Administração Municipal estudará as propostas e adotará medidas, envolvendo toda a sociedade nesta questão, que não pode continuar sendo negligenciada. A população em situação de rua é a parcela mais vulnerável da nossa sociedade e tem necessidades urgentes e o nosso Instituto tem como objetivo sensibilizar o poder público para que as propostas retiradas no Seminário Regional sejam adotadas o quanto antes em nome da dignidade da população em situação de rua”, concluiu.