
Conforme a Lei Federal 11.350, de 2006, os agentes comunitários que prestavam serviços aos seus municípios deveriam ser incorporados aos quadros pernanentes da respectivas prefeituras. No entanto, em Santos, manteve-se uma relação paralela, com os profissionais ligados a uma organização social.
A situação só começou a mudar após o ingresso de Telma na luta, com a posse como vereadora da Cidade. A ex-prefeita realizou duas audiências públicas, prévias à votação da criação de vagas de agentes para concurso, e propôs a criação de um grupo de trabalho, envolvendo agentes e vereadores, para articular com a Prefeitura.
A partir de então, Telma conseguiu convencer a Administração sobre a necessidade de incorporar os profissionais que tinham direito garantido pela Lei 11.350. Na última semana, portanto, após uma avaliação de documentos e provas testemunhais, a Prefeitura publicou a lista das 101 agentes que passam a fazer parte do seu quadro estável.
Ao obter a conquista, as agentes fizeram questão de participar de uma audiência com um propósito diferenciado, agradecer a parlamentar pela conquista. Sabedores do amor de Telma pelas plantas, desde os tempos em que foi prefeita de Santos, ofereceram a ela uma orquídea. Em contrapartida, Telma ofereceu bolinhos, café e suco às profissionais.