
Em reunião realizada em Guarujá pelos três Rotary Clubs da Cidade (Guarujá, Guarujá/ Vicente de Carvalho e Guarujá/ Ilha de Santo Amaro) hoje (21/8), a deputada estadual Telma de Souza (PT), também Procuradora Especial da Mulher em São Paulo, proferiu palestra sobre a necessidade de criação de secretarias de mulheres nas prefeituras paulistas e, principalmente, no Governo do Estado.
A parlamentar argumenta que, quando há espaços próprios para formulação de políticas públicas voltadas à população feminina, os índices de violência caem.
Aos presentes, Telma explicou que os relatórios de crimes cometidos contra as mulheres apontam que as médias mensais continuam elevadas e, no primeiro trimestre deste ano, mantiveram-se quase inalteradas em comparação ao ano passado. Por mês, em todo o Estado, a incidência de violência gira em torno de 12.500 casos.
“Apesar da média mensal ainda elevada, temos uma clara redução quando o Poder Executivo cria mecanismos de políticas públicas, como acolhimento, casa abrigo, orientação jurídica, por exemplo”, afirmou Telma.
A deputada citou as estatísticas locais para provar que a estrutura para o combate à violência contra a mulher no Estado é falha. Segundo dados da Procuradoria da Mulher do Estado, uma em cada 342 mulheres guarujaenses foram vítimas de algum tipo de violência no primeiro semestre de 2013. “Isso sem contar os casos que, por medo ou vergonha, deixam de ser registrados. Vale lembrar que, pela população feminina que possui (149.133 pessoas, 51,4" da população), Guarujá teria de contar com mais uma Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, mas por enquanto permanece com apenas uma”, destacou Telma.
