
Promovido pela Bancada Feminina do Congresso Nacional, com o apoio da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Banco Mundial, o seminário discutiu a participação das mulheres no Poder Legislativo dos países latino-americanos. A ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, esteve no evento. Desde o ano passado, a deputada Telma é a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa.
Ao assumir a Procuradoria, a deputada definiu como estratégia a disseminação dos órgãos para os municípios, com o objetivo de combater a violência e promover a inserção das mulheres nos espaços de poder. “As situações que envolvem as mulheres ocorrem nos municípios, pois isso buscamos a capilarização das procuradorias nas câmaras municipais”, afirma Telma.
De acordo com Regina, a estratégia da Procuradoria Paulista está em sintonia com a deliberação do encontro. Ela destaca que as representantes das unidades nos demais estados também estão difundindo para os legislativos municipais. “Todas as procuradorias já existentes têm um papel de formulação de políticas públicas em defesa das mulheres, mas com o estímulo à participação feminina na sociedade, ocupando os espaços que antes eram apenas dos homens. Mas as dificuldades de recursos e estrutura para essas políticas são um ponto em comum”, analisa Regina.
