
Especialistas debatem, amanhã (quarta-feira, 10), a partir das 14:30, na Câmara de Santos, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento ao Lúpus, doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. Promovido pela vereadora Telma de Souza, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, a audiência pública marca o Dia Municipal de Conscientização e Atenção aos Portadores do Lúpus.
A data foi instituída no município por meio da Lei 3.131, de 29 de abril de 2015. A normativa estabelece que a Prefeitura deveria promover ações em alusão à ampliação do conhecimento pela população.
De acordo com Telma, a proposta da audiência é trazer luzes às ações de diagnóstico precoce e tratamento da doença. Conforme a ex-prefieta, também serão destacados os serviços publicos que atuam no atendimento ao paciente com Lúpus, abordadas as experiências no cuidado e discutidas as necessidades dos portadores da doença.
A audiência contará com profissionais que atuam com especialidades diretamente ligadas ao tratamento da doença. Entre eles, participarão os médicos reumatologistas Lilian Marques Pereira Rosa e Amarildo Benedito Gomes da Silva, estomatologista José Narciso Rosa Assunção Júnior, o psicólogo Vinícius Ferreira, o advogado Fernando Saraiva e a dentista Celina Isabel da Encarnação, que também representará a Secretaria de Assistência Social.
DOENÇA: Autoimune, o Lúpus pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro, mas também todos os demais órgãos, ocasionando lesões de diversos graus, que podem confundir confundir e retardar o diagnóstico. Embora não tenha cura, existe tratamento para a doença. Santos possui a Lei 3.131, de 29 de abril de 2015, que instituiu na cidade, a cada 10 de maio, o Dia da Consciência e Atenção aos Portadores do Lúpus.
SERVIÇO: O debate acontecerá na Sala Zeny de Sá Goulart, no Castelinho, sede da Câmara Municipal de Santos, à Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1, Vila Nova, Santos. Mais informações pelo telefone (13) 3219-1890.