• GOVERNO DE SÃO PAULO ADIA A ENTREGA DE TRÊS ESTAÇÕES DO METRÔ
    01/07/2013

    GOVERNO DE SÃO PAULO ADIA A ENTREGA DE TRÊS ESTAÇÕES DO METRÔ

    O governo Geraldo Alckmin adiará a entrega de três estações de metrô da cidade de São Paulo - Adolfo Pinheiro, Vila Prudente e Oratório -, previstas para serem inauguradas até dezembro. 
     
    Nesta segunda-feira (1/7), o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5, será entregue apenas no dia do aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro. Essa parada, em obras desde agosto de 2009, estava prevista para 2013.
     
    "Possivelmente, ela estará em testes, com os trens fazendo o percurso interno e com as portas de plataforma no final de novembro, começo de dezembro. Mas a gente quer fazer um marco de abertura oficial, marcando a data de 25 de janeiro", disse. As outras duas estações que abririam neste ano, Vila Prudente e Oratório, na Linha 15-Prata, também foram adiadas.
     
    Somadas às demais estações que foram prometidas para 2014, a capital ganhará 18,6 km de trilhos em 2014 - hoje, a extensão da rede metroviária é de 74,2 km. O sistema não cresce há quase dois anos. As últimas paradas entregues à população (República e Luz, na Linha 4) abriram as portas em 15 de setembro de 2011.
     
    Boa parte dessas estações, porém, só estará totalmente à disposição dos passageiros em 2015. É que, nos primeiros meses, elas abrirão para operações assistidas. O diretor de Planejamento e Expansão do Metrô, Laércio Mauro Santoro Biazotti, admitiu em palestra em junho que o conforto dos passageiros vai "melhorar um pouco" somente em 2015, quando a expansão da rede causará "uma descompressão na ocupação" dos trens.
     
    As primeiras oito estações da Linha 17-Ouro, na zona sul, deverão ter a faixa de inauguração cortada em 2014, mas só em 2015 os passageiros poderão desfrutar delas em qualquer hora do dia ou da noite. Trata-se do trecho ligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passará pelo eixo da Avenida Jornalista Roberto Marinho. 

    VLT e túnel

    Prometido desde 1999, o sonhado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista já teve até o lançamento das obras em visita do governador Geraldo Alckmin a Santos há dois meses. Até agora, porém, nem um trilho sequer foi assentado no local.
     

    Prometido há décadas, o túnel Santos-Guarujá, por sua vez, permanece sendo uma eterna promessa do Governo do Estado nos últimos 18 anos. Em 2010, o então governador José Serra chegou a inaugurar uma maquete de ponte que serviria para ligar as duas cidades litorâneas. Dois anos depois, em 2012, seu sucessor, Alckmin, anunciou a mudança do projeto para um túnel submerso. Neste ano, autoridades da Baixada Santista já acenam com a possibilidade de nova mudança do traçado do projeto, que já deveria ter sido iniciado e, assim, voltaria a estaca zero.

     

     

     
    *com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Telma de Souza, PT/Alesp e do jornal O Estado de S. Paulo

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