A Câmara dos Deputados dará apoio total às iniciativas de resgate histórico da figura de José Bonifácio, através de uma série de iniciativas que foram acertadas na última quinta-feira (09/02), em Brasília, durante encontro entre o presidente do Legislativo Federal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e representantes do movimento que luta pela preservação da memória do Patriarca da Independência, que nasceu em Santos. Durante o encontro, que foi agendado pela deputada federal Telma de Souza (PT-SP), Rebelo também se comprometeu a manter contato com o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), no sentido de que o governo de Brasília se integre às comemorações.
Duas ações já acertadas com Rebelo referem-se à produção, por meio da TV Câmara, de um vídeo sobre José Bonifácio, que será veiculado na rede pública de ensino, e a reedição, pela gráfica do Legislativo Federal, de livros sobre o Patriarca. O deputado também se comprometeu a agilizar a tramitação do projeto de Telma de Souza que institui a Semana Nacional de José Bonifácio, atualmente esperando parecer na Comissão de Constituição e Justiça.
O presidente da Câmara dos Deputados deverá sugerir ao governador Joaquim Roriz que o próximo aniversário de Brasília, comemorado no dia 21 de abril, tenha José Bonifácio como um de seus temas, já que foi José Bonifácio quem primeiro sugeriu esse nome a uma futura capital do Brasil, que, conforme defendia, deveria ser situada no interior do país. Além disso, serão propostos dois concursos comemorativos, um para trabalhos de redação nas escolas da rede estadual e outro para a construção de um momento ao Patriarca da Independência. Os representantes do Movimento Pró-Memória também ouviram do presidente da Câmara dos Deputados a promessa de irá apoiar a iniciativa do estabelecimento de convênios entre universidades do exterior e de Santos, visando o estabelecimento de linhas de pesquisa “em nível de programas de mestrado e doutorado sobre as obras e os pensamentos do humanista e cientista José Bonifácio de Andrade e Silva”.
Entronização – Após o contato com o presidente da Câmara, a deputada Telma de Souza e os representantes do Movimento Pró-Memória foram até o Panteon da Liberdade, na Praça dos Três Poderes, onde o nome de José Bonifácio deverá ser oficialmente entronizado no Livro dos Heróis da Pátria, conforme estabeleceu projeto de lei da parlamentar petista, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Panteon, a comitiva acertou os últimos detalhes para o ato, que deverá acontecer no próximo dia 13 de junho, aniversário do Patriarca, e que poder contar com a presença do presidente, que será oficialmente convidado pela presidência da Câmara. Nesse mesmo dia, serão realizados atos comemorativos em Santos, que passará, simbolicamente, a sediar a capital do Estado de São Paulo.
“Acredito que demos passos importantes para o resgate da memória desse santista e brasileiro ímpar. O esforço que vem sendo feito está sendo recompensado”, afirmou Telma de Souza, ao final dos encontros mantidos na Capital Federal. O Movimento Pró-Memória de José Bonifácio esteve representado em Brasília por Arlindo Salgueiro e José Geraldo Gomes Barbosa.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região