• LUTA DE TELMA PELA MANUTENÇÃO DA ESCOLA CLEÓBULO AMAZONAS DUARTE GANHA NOVOS APOIOS
    03/06/2013

    LUTA DE TELMA PELA MANUTENÇÃO DA ESCOLA CLEÓBULO AMAZONAS DUARTE GANHA NOVOS APOIOS

    A deputada estadual Telma de Souza (PT) pediu a vereadores de Santos apoio para que o Município venha a oferecer uma área ou prédio para a Secretaria de Estado de Santos instalar a sede da Diretoria de Ensino de Santos. A medida evitaria o compartilhamento da Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte com as instalações do órgão, o que, a longo prazo, poderia resultar no fechamento da escola.
     
    Telma esteve na unidade na tarde de hoje (3/6), onde a direção, professores e pais de alunos aguardavam a visita do diretor regional de Ensino de Santos, João Bosco, que não compareceu. Além de Telma, professores e pais de alunos, foram à escola os vereadores Igor Melo, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Santos, e Carlos Teixeira Filho. 
     
    Ambos lamentaram a decisão da Secretaria de Estado da Educação e se comprometeram a levar à Prefeitura Municipal a proposta de oferecimento de terreno ou mesmo de um prédio para que a Diretoria de Ensino de Santos seja instalada.
     
    Toda a comunidade da Encruzilhada, bairro que abriga a Escola Cleóbulo Amazonas, está apreensiva com a decisão do secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, que já confirmou à deputada Telma de Souza a mudança da Diretoria de Ensino de Santos. “A escola é de boa qualidade, uma referência para o nosso bairro”, salientou a presidente da Sociedade de Melhoramentos da Encruzilhada, Rose Simões.
     
    Nas contas da direção da unidade, a mudança, além de já ter resultado na demolição do laboratório de Ciências e do anfiteatro, deverá levar ao prédio da Cleóbulo Amazonas cerca de 100 servidores, o que exigiria um espaço do qual a escola não dispõe. Diante da mobilização da comunidade, as obras, iniciadas sem que a direção fosse sequer avisada, já foram paralisadas, também sem explicações.
     
    “Ao contrário do que a Secretaria de Estado da Educação diz, a Escola Cleóbulo Amazonas não tem espaços ociosos. As últimas salas livres foram ocupadas por espaços pedagógicos que, agora, foram destruídos”, destacou Telma. “A escola tem excelentes índices educacionais, justamente porque a direção investiu na diversificação dos seus espaços. E agora está perdendo estes espaços e sendo punida, ironicamente, após alcançar esses bons resultados, o que é lamentável”, avaliou a deputada.
     
    Memória
    Inquirido por Telma na Assembleia Legislativa de São Paulo , na última quarta-feira (29/5), o secretário Herman Voorwald revelou que, quando da instalação de um campus avançado da USP em Santos – que criou 10 vagas para o curso de Petróleo e Gás, em 2011 – a Prefeitura Municipal se comprometeu a dispor uma área ou imóvel para a Diretoria de Ensino de Santos, promessa até hoje não cumprida.
     
    O último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Escola Cleóbulo Amazonas Duarte, medido em 2011, é um dos melhores da Baixada Santista, com nota 5,9, numa escala que vai até 6.

    Leia também

    Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

    Ver mais

    População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

    Ver mais

    Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

    Ver mais