
A Emenda à Lei Orgânica foi apresentada pelo vereador Benedito Furtado, a partir da denúncia feita por Telma. Os questionamentos de Telma foram registrados no requerimento 0221/2017, mas que ainda não foi respondido pela Administração Municipal. Confira o requerimento no link: http://legislativo.camarasantos.sp.gov.br/datafiles/suite/exclusiva/aplicativo/ide/sistemas/11/producao/10/14/60334/r-0221-0001.pdf
A informação de que a Prefeitura de Santos paga os funcionários que não trabalham para a cidade foi obtida através do Portal da Transparência. Conforme consultas ao sistema, há servidores remunerados pelo caixa santista mas que estão prestando serviços em Teresina/PI, Moreno/PE, em Brasília/DF, sendo nos ministérios do Planejamento e da Saúde e na Câmara Federal, e para o governo do estado de São Paulo, entre outros.
Ao todo, são 208 funcionários nessa condições, que custam R$ 1,1 milhão mensais ao município. No entanto, a maior parte deles é cedida a órgãos municipais, como Prodesan, Câmara de Vereadores, Fundação Arquivo e Memória e Fundação Pró-Esporte.