
Uma sessão solene realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Câmara de Santos encerrou as comemorações pelos 250 anos de nascimento de José Bonifácio nesta sexta-feira (14). Idealizada pela deputada Telma de Souza (PT) e pelo vereador José Lascane (PSDB), a solenidade homenageou o Movimento Pró-Memória de José Bonifácio.
Criado em 1995 com a intenção de difundir o ideário do Patriarca da Independência, o Movimento Pró-Memória de José Bonifácio também ofereceu uma medalha comemorativa a Telma. “Telma é, sem dúvida, uma das autoridades que mais se dedicam à promoção da memória do Patriarca”, salientou o presidente da entidade, Arlindo Salgueiro, ao lado do secretário-geral do Movimento, José Geraldo Barbosa.
Leis
A deputada Telma de Souza é autora da Lei nº 15.049/2013, que cria o “Programa Memória de José Bonifácio” no âmbito paulista, que transfere para Santos, todo dia 13 de junho (local e dia de nascimento do Patriarca), a capital de São Paulo, com a transferência do gabinete do governador. A lei ainda prevê a republicação de suas obras pela Imprensa Oficial do Estado, a inserção de uma semana de atividades específica no calendário escolar da rede estadual, entre outros itens.
Telma é, ainda, autora da Lei Federal nº 11.135/2005, que tornou José Bonifácio Herói da Pátria, enquanto deputada federal.
