11/04/2017

TELMA COBRA MEDIDAS EMERGENCIAIS CONTRA ENCHENTES EM AUDIÊNCIA

A vereadora Telma de Souza cobrou técnicos da Prefietura de Santos sobre as medidas emergenciais para acabar com as enchentes na cidade, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (11/4), na Câmara Municipal. A Administração afirma ter projetos. A parlamentar vai exigir, em requerimento, a apresentação urgente de ações de curto prazo para reduzir os impactos dos alagamentos.

Com a presença de aproximadamente 50 pessoas, a audiência contou com a participação do secretário de Serviços Públicos de Santos, Carlos Alberto Tavares Russo, o chefe do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Daniel Onias Nossa, o gerente do projeto Santos Novos Tempos, Márcio Lara, o gestor do projeto da entrada da cidade, Wagner Oliveira Ramos, e de vereadores.

Ex-prefeita de Santos, Telma defendeu a urgência na implantação de ações que impeçam que as águas das chuvas prejudiquem o cotidiano da população. Para ela, nos últimos anos, a cada chuva um pouco mais forte, as redes de drenagem não suportam e surgem os alagamentos por toda a cidade. "São diversos os fatores que levam à esta situação, como a impermeabilidade do solo, a partir dos arranha-céus construídos, o depósito de lixo e resíduos em canais e bueiros, mas, também, o fato da Prefeitura ter perdido o investimento do Banco Mundial para o projeto de drenagem Santos Novos Tempos. Mas, para resolver no aqui e agora, existe, principalmente, a ausência de obras de dimensionamento das tubulações e galerias nos últimos governos e, essencialmente, uma rotina de limpeza e manutenção das redes de escoamento", avaliou.

O secretário de Serviços Públicos destacou que o sistema drenante da cidade é muito antigo e que 84 funcionários atuam na limpeza das redes. Contudo, para ele, ainda persiste o depósito de lixo nos canais e estruturas pluviais. "Retiramos 270 toneladas de material das galerias no ano passado, sendo, pelo menos, 60" de lixo doméstico", disse, para, ao final da audiência, destacar que "o que se pode fazer de imediato é melhorar a informação".

O chefe da Defesa Civil reforçou que Santos e região vêm enfrentando um aumento de precipitações nos últimos anos. Especificamente sobre o final de semana entre 17 e 19 de março últimos, quando grande parte da cidade ficou inundada, ele relatou que a média de chuvas foi superior à média. Em março deste ano, a média foi de 543 milímetros, contra 289 milímetros dos últimos 25 anos.

Márcio Lara defendeu que o programa Santos Novos Tempos não está abandonado, mas está passando por ajustes estruturais. "A prioridade é continuar as obras iniciadas e que estão paralisadas. (...) E mais: concluir galerias, antecipar comportas na foz dos canais e implantar estações elevatórias. (...) E os próximos passos são a conclusão na revisão de projetos de galerias e comportas".

O grerente do Santos Novos Tempos ainda apontou que parte das adequações será contemplada nas obras de remodelação da entrada da cidade, apresentadas pelo gestor deste projeto. Oliveira Ramos declarou que a Prefeitura já conta com parte dos recursos para esta finalidade e captações feitas junto aos governos federal e estadual, além de contrapartida própria.

Após ouvir os representantes do governo municipal e a população, que também criticou a demora na concretização dos projetos e das iniciativas de manutenção, a vereadora anunciou que irá apresentar, na próxima sessão, um requerimento exigindo a apresentação de medidas de curto prazo para reduzir os impactos das chuvas. "No papel, os planos são maravilhosos, mas as pessoas precisam de uma ação de emergência para acabar com as enchentes, pois não aguentam mais ficar submersas e perder seus bens em cada chuva", concluiu a vereadora.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais