15/09/2023

Telma critica veto ao público em reunião com secretário de Saúde e deixa o encontro

A vereadora Telma de Souza (PT) se mostrou surpresa e inconformada com o veto ao público na reunião realizada hoje entre o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, e os vereadores. A pauta do encontro foi o constantes vetos e entraves levantados pela Secretaria de Saúde para enviar recursos de emendas parlamentares do Orçamento Municipal. 

Inicialmente, Telma apresentou, no mês passado, um requerimento de convocação do secretário. Após discussões em plenário, os vereadores decidiram por aprovar um convite para tratar das emendas parlamentares. 

“Essa reunião deveria ser aberta ao público e não a portas fechadas. É preciso transparência no trato da coisa pública, principalmente aos temas relacionados à Saúde e ao orçamento. Afinal, é de direitos da população e dinheiro público que estamos falando”, disse Telma.

Foi permitida a entrada apenas de vereadores, acompanhados por um único assessor, o que gerou críticas de vereadores e pessoas presentes. Após mais de 30 minutos de impasse, Telma deixou a Câmara e a programação foi transferida para a sala de reuniões da Presidência. 

“Não participei desse encontro de hoje, que eu mesma marquei, porque discordei dessa dinâmica de um auditório com portas fechadas”, resumiu Telma. 
A vereadora vai entrar com um requerimento de audiência pública para que o secretário compareça à Câmara para tratar do tema e de outros problemas que a Saúde de Santos enfrenta.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais