
A vereadora Telma de Souza (PT) propôs, na Câmara Municipal de Santos, a construção de um Pacto pela Saúde no Município. Segundo a ex-prefeita da Cidade, é notoriamente enorme o número de casos de pessoas que entram em contato com o seu gabinete em busca de, principalmente, exames de imagem, cirurgias e consultas.
Entre as medidas sugeridas por Telma, estão a contratação emergencial de servidores para a Saúde em todas as funções em que haja vagas em aberto. Segundo a vereadora, é preciso reduzir os números das filas para exames, procedimentos e consultas.
Telma entende que a atual crise financeira fez com que muitos santistas perdessem a capacidade econômica para custear um plano de Saúde, o que sobrecarregou a demanda de serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pandemia da Covid-19 também criou uma demanda reprimida que, atualmente, aflora nas unidades e se somou a uma demanda que já era alta, mas que aumentou muito nos últimos meses.
“Não podemos achar normal a espera por dois anos para se conseguir um exame e meses e até anos para se conseguir uma cirurgia”, disse Telma. Tratamentos oncológicos, entre outros, têm desesperado pacientes e familiares que buscam atendimento no prazo correto. “Em Saúde, o tempo de resposta para se iniciar um tratamento é vital. Os prazos têm que ser encurtados”, afirma Telma.
As UPAs, principalmente a da Rua Joaquim Távora, estariam entre as unidades que mais recebem queixas dos pacientes, ressalta Telma. Outra especialidade, a Saúde Mental, segundo a vereadora, encontra-se totalmente desaparelhada para atender a demanda, inclusive a que surgiu com os problemas decorrentes da pandemia da Covid-19, no qual muitos munícipes tiveram de lidar com perdas inesperadas.
Ao propor o Pacto, Telma sugere que os servidores sejam ouvidos e as terceirizações, evitadas. Ela entende que, como representantes do povo, Executivo e Legislativo têm que buscar saídas para problemas que afligem a população. “Temos a clareza de que o compromisso maior é construir alternativas para mudar esse quadro. Um Pacto poderia acelerar repostas e, em se tratando de Saúde, salvar vidas”.