• TELMA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA COMISSÃO DA VERDADE EM SANTOS
    28/03/2013

    TELMA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA COMISSÃO DA VERDADE EM SANTOS

    “Santos precisava de um instrumento como esse. A partir de agora poderemos investigar e descobrir o que de fato se passou aqui nos sórdidos porões da ditadura. Chagas como o navio-prisão Raul Soares vão purgar mais uma vez, para que nunca esqueçamos as injustiças e, também, para que erros não se repitam”. Assim, a deputada estadual Telma de Souza (PT) se colocou, na noite de ontem, durante o lançamento da Comissão da Verdade, na Câmara Municipal da cidade.
     
    A versão santista da Comissão da Verdade investigará os atentados contra a democracia e direitos individuais na cidade entre os anos de 1964 e 1985, período em que o País viveu uma ditadura militar que deixou um número incontável de mortos além de um rastro de perseguição, sobretudo política. Santos é a segunda cidade do país a criar essa estrutura de investigação. A primeira foi Bauru.
     
    Por possuir o maior porto do Hemisfério Sul, Santos foi uma das cidades mais atingidas. O município foi declarado como área de segurança nacional, ficando impedido, entre outras coisas, de eleger seus governantes e representantes no Parlamento. 
     
    A Comissão da Verdade de Santos é presidida pelo vereador Evaldo Stanislau (PT) e recebeu o nome de Esmeraldo Tarquinio, prefeito eleito que foi impedido de assumir devido à cassação de seus direitos políticos, em 1968.
    Telma lembrou que quatro anos antes, em 1964, a vítima foi seu pai, João Inácio de Souza, à época presidente da Câmara Municipal. “Buscar a verdade sempre é construir uma sociedade cada vez mais forte, consistente e resistente”, destacou Evaldo Stanislau, que comandou a mesa de trabalhos. 
     
    A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Adriano Diogo (PT), da integrante da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Maria da Cunha, além de outras autoridades e convidados.

    Leia também

    Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

    Ver mais

    População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

    Ver mais

    Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

    Ver mais