Telma pede a Lula manutenção da SEAP com status de ministério
A deputada federal Telma de Souza (PT-SP) encaminhou ontem (29/06) ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando a manutenção da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) com status de ministério. Diante de especulações sobre a absorção do órgão pelo Ministério da Agricultura, no bojo da futura reforma ministerial, a deputada afirma que é grande a preocupação em todos os segmentos ligados à atividade.
“A criação da SEAP foi um avanço inquestionável para a indústria pesqueira e para os profissionais da área. Foi uma afirmação de que o Brasil finalmente havia atentado para a importância e o potencial da área, revertendo, assim, a situação de abandono e descaso a que inúmeros governos relegaram a pesca brasileira”, destaca Telma de Souza. De acordo com a parlamentar, embora o ministério tenha sido criado há pouco mais de dois anos e apesar das dificuldades no ordenamento de um setor até então relegado a segundo plano, o trabalho do ministro José Fritch e de sua equipe tem avançado e obtido resultados expressivos e concretos.
Na seqüência, Telma de Souza enumera ao presidente Lula uma série de iniciativas positivas da SEAP, como gratuidade da carteira do pescador profissional, o combate à fraude, a ampliação do crédito ao trabalhador da área, bem como a criação dos programas de Modernização da Frota Pesqueira, Inclusão Digital do Pescador, Feira do Peixe e Pescando Letras.
“Nesse sentido, quero, em nome de colônias de pesca, pescadores e todos aqueles que atuam no setor da pesca brasileira, solicitar a manutenção do Ministério da Pesca na estrutura do Governo Federal. A sensibilidade e o compromisso de V. Excia. nos dá certeza de que continuaremos trilhando o caminho da recuperação da pesca e do pescador brasileiro”, finaliza da deputada.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região