
Procuradora Especial da Mulher, a deputada estadual Telma de Souza (PT) e a presidente do Fórum Cívico Guineense Social e Democracia , Antonieta Rosa Gomes, discutiram formas de proteção às mulheres nos dois países. Antonieta esteve no Brasil e manifestou interesse no intercâmbio de políticas sociais entre dos dois países.
Ex-candidata à Presidência de Guiné-Bissau (África Ocidental), Antonieta disse ter como referência as políticas desenvolvidas por Telma, quando prefeita de Santos. Segundo a guineense, esse conhecimento deve ser estimulado e universalizado para que nações em desenvolvimento tenham a oportunidade de ampliação da igualdade social.
“As mulheres do meu país precisam muito conhecer experiências políticas de mulheres de outros países como o Brasil, e a deputada Telma é um exemplo”, destacou Antonieta. “Como mulher, advogada e política, buscarei trocas de informações e possível realização de atividades conjuntas”, completou.
Para Telma, as ações de valorização e de proteção das mulheres serão o alvo principal da troca de experiências. “O Brasil tem uma rede de auxílio às mulheres em desenvolvimento, cujo ápice se deu a partir da criação da Secretaria de Políticas para Mulheres (em 2006, pelo então presidente Lula) e tem continuidade com o trabalho da ministra Eleonora Menicucci (governo Dilma). Considerando esse avanço do Brasil, é fundamental partilharmos as experiências de sucesso com todo o mundo, em especial com países em estágio menor de desenvolvimento social, como a Guiné-Bissau”, afirmou a deputada.
Os próximos passos serão entendimentos entre as assessorias para o agendamento das ações comuns.
