
Telma propôs a reunião em audiência pública sobre o Projeto de Lei Complementar 041/2016, de autoria do Executivo, que cria os cargos de ACS e ACE no quadro municipal. O encontro teve a participação de uma comissão de vereadores, formada por Manoel Constantino, Augusto Duarte e Geonísio Aguiar, e do secretário municipal de Gestão, Carlos Teixeira Filho.
Na audiência, Telma reiterou a necessidade de uma rápida definição dos critérios que serão exigidos para o concurso das categorias, bem como o diferencial para aproveitamento dos atuais agentes. A preocupação da ex-prefeita é que a população fique sem a cobertura do ESF, feito pelos ACS e ACE, até que as provas sejam realizadas.
"A população não pode ficar desassistida com o cuidado à saúde e com o combate principalmente ao Aedes aegypti. É dever da Administração propor a essa comissão as condições para a realização do concursom, garantindo que sejam considerados a capacitação e a experiência na função como parte dos critérios de seleção".
Durante o encontro, o secretário de Gestão confirmou que os contratos terão de ser renovados, pois não haverá tempo hábil para concluir a seleção com todos os períodos recursais. A prorrogação do prazo dos contratos vigentes foi uma das propostas de Telma para obter mais tempo para a discussão do PLC 041/2016, aprovado pela base governista.